!!Os 20 melhores filmes da década 00 – 2000 a 2009!! Por Rod Castro!

19 de mar. de 2010

Dia desses, via Orkut, um grande conhecedor de cinema, meu velho amigo João - na opinião do escrevinhador aqui, o melhor vendedor de filmes de Manaus – provocou-me com a pergunta: e os melhores filmes dessa década zero-zero?

Que trabalheira isso me deu, viu João? Mas valeu a pena para notar que os anos 2000 foram muito melhores do que algumas pessoas dizem não terem sido. Ficaram praticamente 35 filmes de fora da lista dos 20 melhores. Você leu? 35 bons filmes ficaram de fora.
E isso só ocorreu porque as animações – em 2D ou 3D – ganharam uma lista a parte: “As Dez Melhores Animações dos anos 2000”.

Lembrando que: os filmes que postei este ano, mas que eu deveria ter visto no ano passado, vão estar presente na próxima lista, na próxima década. Então nada de choramingar, ok?
Vamos à lista das 10 melhores animações dessa década e os porquês? Simbá:

10 - As Bicicletas de Belleville: simples, no roteiro e na ideia principal. Completo no jeito em que foi animado e principalmente pelo desafio de fazer um filme praticamente sem diálogos e tão interessante quanto se os tivesse. Filme europeu que merece ser descoberto.

09 – O Castelo Animado: primeiro filme que vi em cinema, telona realmente cheia, do mestre Myazaki. Se não basta ter uma história tão bela, algo comum em todos os filmes dele, Miyazaki mostra que é mais do que um grande desenhista, um mestre dos desenhos.

08 – Procurando Nemo: depois de Toy Story e de monstro S/A, a turma da Pixar parou o mundo, mergulhou de cabeça neste projeto e transformou a tela de todos os cinemas do mundo em um grande fundo do Mar. Talvez o filme com personagens mais inesquecíveis do estúdio.

07 – Bolt: no ano passado espalharam pelo mundo a possibilidade da Disney perder os direitos sobre o estúdio Pixar. A empresa de Walt então mexeu seus pauzinhos e mostrou que tinha alguns ases nas mangas com esta animação que mistura ação e espionagem na medida certa.

06 – Happy Feet: se o tempo parasse e alguém um dia afirmasse que o diretor do sanguinolento Mad Max faria um musical com pingüins como personagens principais e que a temática seria sobre a preocupação dos animais com o meio ambiente. Você riria não? Mas acho que na verdade você se emocionaria ao final.

05 – Os Incríveis: aqui começa o respeito dos adultos e das premiações pelo estúdio preferido das crianças. As comparações com Watchmen, por parte dos nerds, foi presente durante todo o tempo de exibição do filme que é repleto de boas cenas de ação.

04 – Up, Altas Aventuras: o filme mais emocionante do estúdio da lampadinha mereceu a primeira indicação ao prêmio principal da Academia, o Oscar desse ano. E não foi a toa. Se a Pixar tivesse retirado os dez primeiros minutos do filme e tivesse feito um curta, já levava um prêmio, tendo feito um filme então? O mais bonito filme deles.

03 – Wall-e: se Os Incríveis foi a animação que trouxe respeito à turma da Pixar, Wall-e foi a que mostrou que eles podem sim fazer mais que filmes, obras-prima. O robozinho que remete a 2001 e ao mesmo tempo ao E.T. de Steven Spielberg é um dos personagens mais complexos do cinema, desde Chaplin.
02 – A Viagem de Chihiro: Miyazaki é um homem que entende do assunto. Enquanto todos voam vorazmente atrás de novas tecnologias para fazer animações modernas, ele fez um épico infantil em 2D que lhe deu as maiores premiações de sua carreira. Filme denso, repleto de símbolos e dono de cenas emblemáticas.

01 – Ratatouille: por pouco Wall-e não se tornou uma obra-prima. Um filme que poderia sublimar todo o potencial de um estúdio moderno de animação. E a razão principal para que isso não tivesse acontecido é Ratatouille. Em todos os momentos, Bird – o diretor mais agressivo das animações dos anos 2000 – mostra que seu estúdio merece mais que respeito ou admiração, merece até mesmo mais que uma categoria a parte nas principais premiações, merece aplausos – como os que ouvi após a minha sessão – dos fazedores e admiradores de um bom filme. Clássico. O resumo de uma década.

Semana que vem os 20 melhores filmes da década, não perca!

2 comentários:

Thiago Henrik disse...

Ótima lista. O único desses que não assisti foi "As Bicicletas de Belleville", vou dar uma procurada. Mas meu favorito é A Viagem de Chihiro.

Rod Castro disse...

Se quiser, lembra-me de levar no próximo módulo. Filmão. Aliás bicho, tens que ver o Sin City em Blue Ray, foda demaisssss!!!