
Se os Beastie Boys não tivessem feito tanto sucesso com o seu primeiro disco, “Lincensed to Ill” – em que misturavam riffs de hard rock e hip e hop – dificilmente garotos brancos se arriscariam nessa praça. Melhor ainda, sem os BBs a mistureba de rock, samba, rap e até mesmo tropicalismo e música indiana, não teria o devido reconhecimento e Marcelo D2 seria somente conhecido por ter feito parte de uma banda de “maconheiros”.
A bagunça do primeiro disco se mostrou bem mais inteligente no sempre subestimado segundo disco “Paul´s Boutique”. Ali se firmava uma das melhores parcerias entre produtor e banda: os BBs e o brasileiro Mario Caldato, que assumiu a produção de duas músicas desse LP e dali pra frente s tornou o responsável em mostrar a Ad Rock, Mike D (lembra o nome de alguém?) e Ad Yauch o maior número de boas referências musicais.

E sem Caldato dificilmente os descendentes de judeus que cantam música de negro teriam acertado o petardo intitulado “I´ll Comunication”.
A cada música passada desse excelente CD, que completou uma década e meia de lançamento – no último dia 31 de Maio – a mão do produtor brasileiro é sentida. Seja por uma cuíca ao fundo, uma levada de violão a la Jorge Ben, uma base de samba rock aqui outra acolá ou até mesmo uma homenagem a música “Top, Top, Top” dos Mutantes, que teve seu refrão transformado em canção, a célebre “Sabotage” - que tem o vídeo clipe mais interessante de todos os tempos, dirigido pelo louco Spike Jonze (mesmo de "Quero Ser john Malkovich").

Tudo isso junto em um disco com mais de 20 músicas tornou a banda em uma das mais influentes da década de 90 e fez de “I´ll Comunication” um clássico moderno que sempre é citado em listas dos “melhores discos” dessa mesma década. Merece estar em uma boa discoteca, principalmente na sua.
E antes de encerrar dado interessante: advinha quem produz os discos tão bme feitos do Marcelo D2 e que era o mesmo produtor dos últimos discos do Planet Hemp? Yep, Caldato!
Um comentário:
Oi Rod,
Aqui é o Luciano Ramos do blog
Programacinemafalado.
Vc me pediu a lista dos filmes que entram no livro OS MELHORES FILMES NOVOS.
Mas são 290!
Acho que vai ficar uma postagem grande demais, não?
Mas o livro deve estar logo nas livrarias e seria mais legal vc esperar um pouco e verificar no próprio índice dele. E aproveitar para dar uma olhadinha no resto do trabalho...
Abração
Luciano
Postar um comentário