A volta da melhor banda dos anos 2000: The Queens Of The Stone Age... Like Clockwork

23 de mai de 2013



Poucas bandas podem se orgulhar de sua discografia. Se formos jogar esse paradigma para as bandas que surgiram no fim dos anos 90 e continuaram seu percurso por todo os anos 2000, o número destas orgulhosas diminui drasticamente.

Aprendi uma coisa, com o passar do tempo e após ouvir dezenas de bandas: as boas, de verdade, fazem discos tão diferentes entre si, que seus fãs vão do céu – quando eles ouvem mais do mesmo – ao inferno – quando se deparam com um som experimental ou algo que vai de encontro ao que eles, ouvintes, achavam que era o som daquela sua banda favorita.

Diferente de muitas e com este orgulho acima citado, temos o Queens Of The Stone Age, que em minha opinião, é a melhor banda dos anos 2000. O percurso iniciado com o excelente “Queens Of The Stone Age” (1998), ganhou mais estrada com “Rated R” (2000) e “Songs For The Deaf” (2002), mas teve alternâncias em sua viagem, como em “Lullabies To Paralyze” (2005) e “Era Vulgaris” (2007), ainda assim, boas viagens.

Pois o QOTSA, como os fãs conhecem, apostam no diferente, mesmo tendo um som característico. É com a eterna aposta em: tocar rock “de macho”, aliado a mudança de tom de faixa para faixa, é que eles lançam seu novo petardo: “...Like Clockwork”. 

De cara posso dizer aos fãs e admiradores da banda: este é o disco mais diferente que eles fizeram. As músicas não são conectadas, pelo contrário, tem distâncias gigantes, de estilo, pegada e até temas das canções. 

Todos sabem que a maior influência do dono do QOTSA, Josh Homme – o homem de mil projetos, assim como Dave Ghrol – é o Led Zeppelin, e quem conhece Led sabe que seus discos tinham essa característica: tocar o que eles queriam tocar, só que na maioria das vezes, mais pesado do que se deveria tocar, seja funk, reggae e demais estilos.

“... Like Clockwork” começa com três músicas diferentes entre si: “Keep Your Eyes Peeled” (balada sinistra, eles já fizeram algumas, mas esta é bem diferente); “I Sat By The Ocean” (parece aquela levada stoner, mas será?); “The Vampyre Of Time And Memory” (balada triste, iniciada no piano – participação de Sir Elton John - saída de algum disco dos anos 60/70).

O disco ganha corpo com “If I Had a Tail” que é rock dos anos 80, com vocal solto – parecidíssimo com o que David Bowie fazia no tempo em que morou em Berlim – e batida pop. Até aqui nada do QOTSA que você conhece, certo? Não: “My God Is The Sun” surge no horizonte arrebentando tudo e se tornando uma das melhrepeat eterno para ela, seja no mp3 player ou outro aparelho.

ores músicas feitas por eles e com sua assinatura – prepare um

A tranquilidade com a impulsividade é trabalhada com afinco e desprendimento - é isso mesmo, bem dicotômico - em “Kalopsia” – outra visível influência de Bowie. “Fairwather Friends” é a música mais distante do estilo da banda, parece pop, parece experimental, merece ser ouvida algumas vezes para ser apreciada. 

Este é o CD com mais participações que o QOTSA realizou. Assim prepare-se para a participação de Trent Reznor e do vocalista do Scissor Sisters, Jake Shears: “Smooth Sailling”, a faixa mais dançante, mesmo sendo stoner e tendo aquelas variações interessantíssimas de sempre. Talvez esta seja a música que mais chame a atenção para positivo (uma novidade sonora adquirida) ou negativo  (os fãs radicais devem odiar).

“... Like Clockwork” chega ao seu final com a bela “I Appear Missing”, já muito divulgada. Uma balada como só eles sabem fazer, com pegada rock, vocais melódicos e variações inusitadas na condução e nas batidas. Por fim temos a faixa que dá título ao trabalho, saída de algum álbum do The Who misturado com o estilo de compor baladas do Led. Outra música bem diferente do que já se conhece.

Vale a audição? Com certeza. Vale o desafio? Esse vale muito. Prepare-se, o CD não é o que você esperava, mas é muito interessante e merece ser ouvido muitas vezes para ser absorvido.
Toda esta situação me lembrou o dia em que ouvi “Ok Computer” do Radiohead. Eu não estava preparado para aquilo, será que você está preparado para “... Like Clockwork”? Nota 8,5.

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